Tempo - Estado poderá registrar um ciclone extratropical a cada 10 dias nos próximos meses, alerta Defesa Civil
07-07-2023 Whatsapp
A Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para chuva volumosa com risco de cheias e transtornos associados aos elevados volumes em parte do Rio Grande do Sul nos próximos dias. O período de atenção vale para sexta-feira (7) e sábado (8), dias em que a formação e avanço de uma frente fria dará origem a um ciclone extratropical próximo à costa gaúcha.
Além disso, o El Niño deverá trazer episódios cada vez mais seguidos de tempestades severas no Estado, a região do litoral gaúcho deve ser a mais afetada novamente pelo ciclone. A região já sofreu com fortes chuvas e inundações no mês passado, onde milhares de pessoas ficaram desabrigadas e 14 pessoas morreram.
O ciclone deve ser de intensidade média, com um volume grande de chuva e ventos mais fortes. A Defesa Civil está monitorando de forma constante o avanço do fenômeno e levando as informações para a população. O conselho é para que as pessoas que moram em áreas de risco procurem abrigo em casa de amigos ou parentes para evitar algo mais grave.
O Rio Grande do Sul poderá registrar um ciclone extratropical a cada 10 dias. Desse modo, a preocupação é em todo o território gaúcho, não há motivo para pânico, mas é importante que a população esteja informada da situação climática que virá nos próximos meses.