Agricultura - Governo Federal inicia programa para compra de alimentos da agricultura familiar

17-05-2023 Whatsapp

Diferente de alguns Estados brasileiros com produção agrícola voltada para as sementes ou gado em grande quantidade, o Rio Grande do Sul tem na agricultura familiar uma importante base econômica.  São famílias, com pequenas propriedades, mas que produzem alimentos já consagrados na cultura do Estado, vendidos depois em feiras, homologados e certificados.

Porém, sem incentivo esta produção muitas vezes acaba ficando de lado.  Neste cenário e visando garantir a sustentabilidade das pequenas propriedades, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriu o processo de recebimento de propostas de agricultores familiares que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O presidente da Companhia, Edegar Pretto, explicou que, até o dia 14 de junho, associações e cooperativas de todo o Brasil poderão inscrever projetos pelo site www.conab.gov.br.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, explicou que os agricultores familiares serão amparados pelo maior programa da companhia.  Serão R$500 milhões de Reais, no início, para a compra direta da agricultura familiar em nível nacional. Esta compra garantirá renda, alimentos e dignidade para as famílias.  Destacou que o programa tem como origem nos governos Lula, sendo que o investimento subiu muito em sua nova versão.  Também serão priorizadas as compras de alimentos por famílias chefiadas por mulheres, destacou.

Agricultura