Confirmado caso de raiva herbívora em Sananduva e Inspetoria emite alerta
Produtores rurais de toda a região devem intensificar a vacinação dos rebanhos e monitorar possíveis ataques de morcegos hematófagos

A Inspetoria Veterinária de Lagoa Vermelha emitiu um alerta sanitário para os pecuaristas da região após a confirmação de um caso de raiva herbívora no interior do município de Sananduva. Em entrevista para a Rádio Lagoa FM e Lagoa TV, Márcio Chilante reforçou a necessidade de vacinação do rebanho, para evitar a propagação da doença, que é fatal para os animais e pode ser transmitida aos seres humanos.
A raiva é causada por um vírus e a imunização é a única forma eficaz de controle preventivo nas propriedades rurais.
Além da vacinação, a orientação técnica é para que os produtores realizem o monitoramento constante dos animais, buscando identificar sinais de mordeduras causadas por morcegos hematófagos, que são os principais vetores da enfermidade. Caso sejam encontrados esconderijos de morcegos em cavernas, troncos de árvores ou casas abandonadas, ou se algum animal apresentar sintomas neurológicos, a Inspetoria deve ser notificada imediatamente.
A recomendação é que os proprietários jamais manipulem animais suspeitos sem o uso de equipamentos de proteção, devido ao alto risco de contágio.
Conteúdo Jornalismo Rádio Lagoa FM
