Economia - Direito do Consumidor: desconto ao quitar empréstimos deve ser dado na proporção dos adiantamentos
09-08-2022 Whatsapp
Os procedimentos de empréstimos estão cada vez mais comuns na vida do brasileiro. Se antes este procedimento era comum aos aposentados, hoje, com ofertas atrativas, pessoas em atividade laboral estão tomando empréstimos de forma frequente, seja de bancos ou agências. Este fenômeno é reflexo de um momento atual da economia.
Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na última segunda-feira (8), um em cada quatro brasileiros não consegue pagar todas as contas do mês e as dívidas se acumulam. Tomar um empréstimo implica em juros a serem pagos, além do valor que precisa ser devolvido. No entanto, pagar este empréstimo antes da hora envolve geralmente descontos.
O Código de Defesa do Consumidor sempre determina um desconto proporcional ao prazo que a dívida foi quitada. No entanto, não há um percentual definido no código. Diante disso podem haver diferentes interpretações quanto ao tamanho do desconto, mas não referente se há ou não este benefício, garantido pelo código.