Carregando categorias...
16/12/2025 15h01
Geral

Investigação aponta esquema de propina no Samu de Porto Alegre; servidor é suspeito de direcionar contratos

Polícia Civil descobriu pagamento de vantagens indevidas a funcionários em troca de benefício a empresas de fornecimento de motoristas de ambulância e a oficina mecânica

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação O, que investiga um esquema de pagamento de propina a servidores do Samu de Porto Alegre para beneficiar empresas em contratos públicos. O esquema teria ocorrido entre 2015 e 2024 e envolvido cerca de R$ 3,8 milhões em contratos, principalmente para fornecimento de motoristas e manutenção de ambulâncias.

O principal investigado é Jorge Luis Dias dos Santos, ex-chefe da frota do Samu, suspeito de articular superfaturamento de serviços e receber propina. Outro alvo é o motorista Vanderlei de Silva Fraga, que teria controlado empresas em nome da esposa e pago vantagens para obter contratos. A investigação aponta coincidência entre pagamentos do município e saques em dinheiro feitos por servidores.

A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Gravataí. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já havia iniciado apurações internas, afastou o servidor da chefia em 2023 e instaurou sindicância, afirmando colaborar com as investigações.

Fonte GZH

Compartilhe esta notícia