Cidade Empreendedora consolida quatro anos de ações e projeta planejamento para 2026 em Lagoa Vermelha
Há quatro anos, o Programa Cidade Empreendedora vem contribuindo de forma significativa para a transformação da dinâmica de desenvolvimento econômico e social de Lagoa Vermelha.

Foto: João Fernandes | Ascom
Há quatro anos, o Programa Cidade Empreendedora vem contribuindo de forma significativa para a transformação da dinâmica de desenvolvimento econômico e social de Lagoa Vermelha. A iniciativa, realizada por meio da parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura Municipal, tem como foco a implementação de práticas inovadoras, o fortalecimento da gestão pública e a criação de um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo local.
O programa tem como principal objetivo alinhar as políticas públicas às demandas do setor produtivo, promovendo oportunidades de crescimento sustentável, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, atua de forma estratégica em diferentes eixos estruturantes, como capacitação de gestores municipais, educação empreendedora, modernização de processos administrativos e ações voltadas à desburocratização e à melhoria do ambiente de negócios.
Ao longo de sua execução, o Cidade Empreendedora desenvolve ações de consultoria e capacitação no município, envolvendo áreas fundamentais para o desenvolvimento local. Entre os principais eixos trabalhados, destacam-se:
Gestão Municipal: capacitação de servidores e gestores com foco na otimização de processos administrativos, desburocratização e comunicação institucional.
Compras Governamentais: modernização dos processos licitatórios e capacitação de servidores para ampliar a participação de micro e pequenas empresas e da agricultura familiar nas compras públicas.
Desburocratização: implementação de melhorias para simplificar os processos de abertura e licenciamento de empresas, tornando o poder público mais ágil e eficiente.
Educação Empreendedora: formação de professores e gestores escolares para a aplicação de práticas de empreendedorismo, gestão e educação financeira nas escolas municipais.
Turismo: construção do radar turístico do município e realização de estudos sobre os principais atrativos e a infraestrutura turística local.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, o programa tem papel estratégico no apoio à gestão pública. “O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que visa apoiar o gestor público de Lagoa Vermelha no direcionamento, aceleração e sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico do município. A construção coletiva das ações intersetoriais fortalece a colaboração entre as secretarias e garante que todos façam parte ativa das soluções para o crescimento e a prosperidade da cidade”, destaca.
Na manhã da última quarta-feira (28), foi realizada uma reunião estratégica para o planejamento das ações do Programa Cidade Empreendedora para o ano de 2026. O encontro contou com a participação integrada das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico, reforçando o alinhamento institucional em prol do fortalecimento da economia local e do desenvolvimento sustentável.
Participaram da reunião o prefeito Eloir Jorge Morona; o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lindomar do Carmo Moraes; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota; e a diretora de Administração e Planejamento, Vanessa da Graça Figueiredo. Representando o Sebrae, estiveram presentes o analista de Articulação de Projetos, Thales da Rocha Flores; a analista de Relacionamento com Clientes, Mirela Pacheco Pereira; a analista de Atendimento do Sebrae Norte Passo Fundo, Ana Paula Stefanello; e a gestora de Políticas Públicas, Vitória Toledo.
