Lagoa Vermelha - Maio Laranja: iniciativas de prevenção e enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são destacadas
13-05-2024 Whatsapp
O Maio Laranja é uma mobilização nacional destinada a fomentar a conscientização sobre a urgência do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Com o propósito de sensibilizar, debater e conferir maior visibilidade a essa temática, bem como contribuir para a expansão e o fortalecimento da proteção integral das crianças e adolescentes do município, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, está promovendo diversas ações no mês de maio em Lagoa Vermelha.
Dentre essas iniciativas, destaca-se uma palestra de capacitação sobre Proteção Infantojuvenil, agendada para o dia 24 de maio, às 14h, na sede da AABB, que contará com a participação dos especialistas Edilene Turello, Gabriela Merlin e Rogério Volcan. Eles abordarão o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos: Estratégias para a Proteção de Crianças e Adolescentes – Maio Laranja”.
Para obter mais informações e realizar inscrições para participar do evento, os interessados podem contatar através do telefone 54 9 9688-7753.
Sobre os palestrantes: Com mais de 10 anos de experiência na Rede de Proteção, a advogada Edilene Turello é especialista em Direito da Criança e do Adolescente e membro da Comissão de Direito e Proteção da Criança da OAB. Gabriela Merlin é Psicóloga Clínica Sistêmica, especializada em dinâmica de relacionamentos conjugais e familiares, além de possuir especialização em avaliação psicológica e psicodiagnóstico, com pós-graduação em saúde pública. Rogério Volcan é Engenheiro com MBA em Gestão e Mentor Empresarial da VT Consultoria, além de ser palestrante sobre inteligência emocional para a Rede de Proteção.
Para denunciar violações dos direitos de crianças e adolescentes: É possível realizar denúncias pelo Disque 100, além de acionar o Conselho Tutelar do município. Não é necessário comprovação do abuso; a suspeita já é suficiente. Portanto, se você testemunhar qualquer situação de maus-tratos a crianças ou adolescentes, denuncie! O serviço é gratuito, anônimo e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, em todo o Brasil. Outros canais de denúncia: Também é possível registrar ocorrências de abuso sexual ligando para o 190 (Polícia Militar) e para o 127 (Ministério Público). As denúncias podem ser feitas anonimamente.