Patrulha Ambiental atende denúncias de maus-tratos e realiza vistorias técnicas em Lagoa Vermelha
Ações da 2ª Companhia Ambiental incluíram fiscalização urbana, combate a crimes rurais e cumprimento de determinações do Poder Judiciário

A 2ª Companhia Ambiental da Brigada Militar de Lagoa Vermelha realizou, nesta segunda-feira (05/01), uma série de intervenções voltadas à proteção animal e à fiscalização de áreas degradadas no município. O cronograma de atividades uniu o atendimento a denúncias da comunidade com o suporte técnico ao Poder Judiciário.
Durante a manhã, as equipes se deslocaram para averiguação de possíveis crimes de maus-tratos a cães em pontos das zonas central e suburbana da cidade. Após inspeção técnica, os policiais constataram que as denúncias não procediam. Apesar disso, os tutores dos animais receberam orientações preventivas sobre os cuidados adequados e as normas vigentes de bem-estar animal.
Vistoria Técnica e Patrulhamento Rural
Em cumprimento a um ofício expedido pelo Poder Judiciário de Lagoa Vermelha, a guarnição realizou uma vistoria detalhada em um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD). No local, os policiais efetuaram levantamentos fotográficos e topográficos para instruir o processo judicial e garantir o cumprimento das metas de recuperação ambiental.
No período da tarde, o foco das equipes voltou-se para a zona rural. Foi realizado o patrulhamento ostensivo com o objetivo de coibir crimes ambientais e prevenir o abigeato (furto de animais), crime recorrente em áreas de produção. Segundo o relatório da Companhia, o serviço de campo transcorreu sem alterações ou prisões.
A Brigada Militar Ambiental reforça a importância das denúncias e do acompanhamento rigoroso de áreas em recuperação para a preservação do ecossistema local.