Carregando categorias...
25/01/2026 22h42
PATRAM

Polícia Ambiental constata crime ambiental em propriedade rural de Água Santa

Dejetos de criação de animais eram lançados diretamente em curso hídrico; Fepam apura mortandade de peixes na região

A Brigada Militar, por meio da PATRAM de Lagoa Vermelha, constatou um crime ambiental na localidade de São Caetano, no interior de Água Santa, durante fiscalização realizada neste domingo, 25 de janeiro de 2026. A ação ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima relacionada à poluição de um curso hídrico, mortandade de peixes e criação de animais sem licença ambiental.

Durante a vistoria, os policiais inspecionaram três propriedades rurais. Em uma delas, foi verificada a existência de um galpão e um chiqueiro destinados à criação de suínos e bovinos em área de preservação permanente. No local, os dejetos produzidos pelos animais — como fezes e urina — escoavam diretamente para uma sanga, provocando forte mau cheiro, proliferação de insetos e evidente poluição do curso d’água, em desacordo com a legislação ambiental vigente.

Diante da constatação, foi confeccionado um Termo Circunstanciado contra o proprietário e responsável pela área. Já em relação à criação de bovinos sem licença ambiental, os policiais constataram que a atividade estava dentro dos limites permitidos por lei, considerando a quantidade de animais encontrada.

Sobre a mortandade de peixes registrada na região, a Brigada Militar foi informada de que o caso já havia sido analisado por uma equipe da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Técnicos estiveram no local, realizando a coleta de peixes mortos e amostras da água, que passarão por análise para identificação da causa do problema ambiental.

Compartilhe esta notícia