Operação do MP prende policiais penais suspeitos de facilitar entrada de ilícitos no presídio de São Luiz Gonzaga
Ação cumpriu mandados em três cidades e resultou em prisões preventivas e flagrantes por drogas e armas

Dois policiais penais do Presídio Estadual de São Luiz Gonzaga foram presos na manhã desta quinta-feira (11) durante uma operação do Ministério Público (MP). Eles são suspeitos de facilitar a entrada de materiais ilícitos na unidade prisional.
Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra um apenado que já estava detido. Durante o cumprimento de 17 ordens de busca e apreensão, uma mulher com antecedentes e outros dois suspeitos foram presos em flagrante após a apreensão de drogas e armas em residências alvo dos mandados.
As ações ocorreram em São Luiz Gonzaga, Santiago e Ijuí, mobilizando mais de 130 agentes.
Segundo o MP, as investigações do Gaeco, iniciadas em outubro, apontam que ao menos 12 pessoas participavam do esquema, entre apenados, ex-detentos e policiais penais. A denúncia que desencadeou a apuração foi repassada pela Corregedoria da Polícia Penal.
Conforme a investigação, drogas, celulares e outros objetos entravam nos presídios por meio de fraudes nos mecanismos de segurança e fiscalização. Os investigados podem responder por organização criminosa, além de corrupção ativa e passiva.