Carregando categorias...
30/01/2026 08h19
Policial

Polícia Ambiental flagra descarte irregular de entulho em área de preservação em Passo Fundo

Resíduos foram despejados em um braço do Arroio Miranda, afluente responsável pelo abastecimento de água da cidade; empresas de tele-entulho são suspeitas

O Batalhão de Polícia Ambiental de Passo Fundo identificou um crime ambiental em uma Área de Preservação Permanente (APP). A fiscalização ocorreu no Loteamento Canaã, em Passo Fundo, após denúncias anônimas sobre o uso irregular do terreno como aterro. O local atingido é um braço do Arroio Miranda, curso d'água fundamental que alimenta o Rio Passo Fundo e está localizado a poucos quilômetros da barragem de captação da Corsan, elevando o risco de contaminação da água distribuída à população.

No local, os policiais militares constataram o acúmulo de restos de materiais de construção, madeiras e plásticos depositados diretamente na vegetação ciliar. Relatos de moradores indicam que caminhões de empresas de tele-entulho utilizam a área clandestinamente para o descarte de resíduos. Além da atuação policial, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp) monitora a situação e deve formalizar uma representação junto ao Ministério Público para garantir a recuperação da área degradada.

Os policiais encaminharam o boletim de ocorrência e realizaram o levantamento fotográfico para subsidiar a investigação da Polícia Civil. O objetivo agora é rastrear as placas dos veículos denunciados e responsabilizar criminalmente os proprietários das empresas envolvidas no descarte ilegal.

Compartilhe esta notícia