Carregando categorias...
29/01/2026 08h51
Policial

Polícia Civil prende familiares de vereador em nova fase da Operação Erradicatio

Irmão e filho de parlamentar de São João da Urtiga foram detidos por extorsão; grupo é suspeito de causar prejuízo de R$ 200 mil

A Polícia Civil de Sananduva deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), a segunda fase da Operação Erradicatio, focada em desarticular uma organização criminosa especializada em extorsão. Durante a ação, foram presos preventivamente um irmão e um filho do vereador Sandro Marcolin (Progressistas), ex-presidente da Câmara de Vereadores de São João da Urtiga. O parlamentar já havia sido detido há cerca de 15 dias, na primeira etapa da ofensiva, e atualmente encontra-se licenciado de suas funções legislativas sem direito à remuneração.

De acordo com as investigações, o grupo operava com uma divisão clara de tarefas, que incluía desde a logística financeira até a cobrança de valores mediante "grave ameaça e intimidação reiterada". Os suspeitos exigiam vantagens financeiras de vítimas para a suposta quitação de dívidas, acumulando um prejuízo estimado em R$ 200 mil. Com as novas prisões, sobe para cinco o número de detidos no inquérito, que apura os crimes de extorsão e organização criminosa na região.

Os policiais encaminharam os detidos ao presídio local após o registro do flagrante na Delegacia de Polícia. As autoridades seguem analisando documentos e dispositivos apreendidos para identificar se houve a participação de outros indivíduos ou se o grupo realizou cobranças ilegais em outros municípios vizinhos.

Compartilhe esta notícia