Carregando categorias...
29/01/2026 08h37
Policial

Polícia Federal desarticula esquema de venda de armas para Terra Indígena Cacique Doble

Operação cumpriu mandados em Passo Fundo, Cacique Doble e Santa Catarina; investigados abasteciam grupos em conflito na reserva

A Polícia Federal de Passo Fundo deflagrou, na manhã desta quarta-feira (28), uma operação para combater o comércio ilegal de armas de fogo e munições. A ofensiva teve como foco principal desarticular o fornecimento de armamento para grupos envolvidos em conflitos internos na Terra Indígena Cacique Doble. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão: um em Passo Fundo, um em Cacique Doble e três em Florianópolis (SC), além de duas ordens judiciais contra indivíduos que já se encontravam no sistema prisional.

As investigações, iniciadas em 2023 após uma prisão em flagrante realizada pela Brigada Militar, revelaram que o grupo criminoso atuava no abastecimento de facções rivais que disputam o controle do território indígena. A reserva tem um histórico recente de violência acentuada, incluindo o trágico episódio em 2023 que resultou na morte da adolescente Paola Rodrigues, de 13 anos, atingida durante um confronto pelo cacicado. Com as prisões e a apreensão de aparelhos celulares, a PF busca agora identificar a origem das armas e outros possíveis integrantes da rede de tráfico.

Os policiais encaminharam os presos e o material apreendido à sede da Polícia Federal para a formalização dos procedimentos. A ação reforça o esforço das forças de segurança para pacificar a região e interromper o fluxo de armas que tem alimentado os confrontos armados entre as lideranças locais.

Compartilhe esta notícia