Alunos da escola Francisco Argenta recebem orientações sobre a doação de sangue
A atividade foi voltada a professores, alunos e funcionários e integra as ações de incentivo à coleta realizadas em parceria com o Hemopasso.

A equipe da Secretaria Municipal da Saúde esteve, nesta segunda-feira (24), na Escola Estadual Francisco Argenta (Polivalente), para realizar uma palestra sobre a importância da doação de sangue. A atividade foi voltada a professores, alunos e funcionários e integra as ações de incentivo à coleta realizadas em parceria com o Hemopasso.
A condução da palestra ficou por conta do enfermeiro Leandro Mistura e dos Agentes Comunitários de Saúde Osvaldo Ribeiro Filho, Germano Picoli e Jean Dutra Berthier, que abordaram os principais pontos sobre a doação, enfatizando seu papel essencial na preservação de vidas e no fortalecimento do engajamento social da comunidade.
Durante o encontro, foram esclarecidas dúvidas sobre os critérios para ser doador, além de orientações para que as informações sejam repassadas aos pais dos estudantes. Segundo a equipe, houve grande interesse do público em participar das próximas coletas, especialmente após o esclarecimento de questões frequentes relacionadas ao processo de doação.
Atualmente, podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, com peso mínimo de 50 kg. Menores de 18 anos precisam apresentar autorização registrada em cartório ou estar acompanhados por um responsável legal. A Secretaria reforça que doar sangue é um ato de amor que pode salvar até quatro vidas.
As próximas coletas ocorrerão no ponto fixo junto ao ESF Consoladora, nas seguintes datas: 28 de novembro, 12 de dezembro e 19 de dezembro.