Carregando categorias...
06/10/2025 11h34
Saúde

Campanha de doação de sangue inicia outubro com 69 bolsas coletadas em Lagoa Vermelha

Na última sexta-feira (03), aconteceu a primeira coleta quinzenal de sangue do mês de outubro, … Ler mais

Na última sexta-feira (03), aconteceu a primeira coleta quinzenal de sangue do mês de outubro, quando foram captadas 69 bolsas. Neste mês, a campanha faz alusão ao Dia das Crianças, trazendo o tema: “Doar é um gesto simples que reacende a luz da criança que mora dentro de nós”.

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemopasso – Hemocentro Regional de Passo Fundo. O ponto fixo de coleta, junto à UBS Consoladora, recebeu grande número de voluntários, entre eles, a participação de alunos do projeto Lagoa Esporte Clube, categoria sub 20.

As coletas em Lagoa Vermelha acontecem quinzenalmente. As próximas datas já estão confirmadas: 17 e 31 de outubro. Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones:
(54) 3358-9601
(54) 3358-9605
(54) 3358-9607

A adesão da comunidade de Lagoa Vermelha e região tem sido fundamental, já que agora os doadores não precisam mais se deslocar até Passo Fundo. Doar sangue é um ato de amor e esperança, que pode beneficiar pessoas em situações emergenciais, pacientes em tratamento e aqueles que necessitam de cirurgias. Mais do que doar uma vez, o ideal é transformar o gesto em um compromisso contínuo, ajudando a manter os estoques sempre abastecidos.

5 motivos para se tornar doador voluntário

Uma doação pode salvar até quatro vidas – Um gesto simples e seguro pode ajudar até quatro pessoas que necessitam de transfusão.

Não existe substituto para o sangue – A ciência ainda não encontrou alternativa que substitua o sangue humano.

Não há risco de contrair doenças – Todo material é estéril e descartável, e os candidatos passam por avaliação clínica rigorosa.

O organismo repõe rapidamente o sangue doado – O volume coletado é inferior a 10% do sangue do corpo e é reposto em até 24 horas.

Direito a um dia de folga no trabalho – Garantido pela CLT, uma vez por ano, com a doação devidamente comprovada.

Requisitos básicos para doar sangue

Pesar no mínimo 50 kg

Estar em boas condições de saúde (sem gripe, febre ou infecções)

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

Estar alimentado

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização)

Apresentar documento original com foto

Respeitar o intervalo mínimo entre as doações (2 meses para homens e 3 meses para mulheres)

Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue

Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis

Doar sangue é compartilhar vida e renovar esperanças. Seja um doador frequente e ajude a transformar solidariedade em novas chances de recomeço.

Compartilhe esta notícia