Carregando categorias...
23/01/2026 14h27
Saúde

Grupo GAPO promove mais um encontro com foco em acolhimento e informação

A atividade reuniu participantes em um momento de troca, aprendizado e acolhimento, por meio de uma roda de conversa conduzida pela equipe da Vigilância em Saúde, com parceria da médica Meire Adriana Silva Valle.

Mais um encontro do Grupo de Apoio aos Pacientes Ostomizados (GAPO) foi realizado na manhã de quarta-feira (21), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Vermelha. A atividade reuniu participantes em um momento de troca, aprendizado e acolhimento, por meio de uma roda de conversa conduzida pela equipe da Vigilância em Saúde, com parceria da médica Meire Adriana Silva Valle.

O encontro foi organizado pela enfermeira da Vigilância em Saúde, Isabel Koch, responsável atualmente pela organização e acompanhamento do grupo no município. O GAPO tem como objetivo reunir pacientes ostomizados para promover informação, apoio mútuo e fortalecimento emocional, por meio de palestras, rodas de conversa e atividades educativas que contribuem para a superação e a qualidade de vida.

Realizado mensalmente, o grupo busca, a cada encontro, trazer novos profissionais e temas variados, de forma a atender às diferentes necessidades dos participantes. Nesta edição, a convidada foi a Dra. Meire Adriana, que desenvolve diversos projetos voltados à área da saúde no município.

Durante a atividade, um elemento especial chamou a atenção dos participantes: o “Arlindo”, boneco anatômico utilizado pela médica em suas palestras educativas. Com o auxílio do material, foi possível explicar de forma didática o funcionamento do corpo humano, as mudanças decorrentes da ostomia e, principalmente, reforçar a ideia de que existe vida, aceitação e superação para além do uso das bolsas.

Além dos aspectos físicos, a médica também abordou temas sensíveis e importantes, como sexualidade e continuidade da vida após a ostomia, ampliando o diálogo e fortalecendo o acolhimento entre os participantes. A iniciativa reforça o papel do GAPO como um espaço de escuta, aprendizado e apoio aos pacientes ostomizados do município.

Compartilhe esta notícia