Vigilância em Saúde promove manhã de atividades do GAPO para pacientes ostomizados
A atividade foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu pacientes acompanhados pelo serviço em um momento de orientação, troca de experiências e cuidado.

Fotos: Divulgação
Na manhã do último dia 19 de dezembro, a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa Vermelha promoveu mais um encontro do Grupo de Atenção à Pessoa Ostomizada (GAPO). A atividade foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde e reuniu pacientes acompanhados pelo serviço em um momento de orientação, troca de experiências e cuidado.
O encontro contou com a participação especial da empresa LIFE SUL, fornecedora de bolsas coletoras ao Estado, que posteriormente são repassadas aos pacientes. O representante da empresa, apresentou os diferenciais dos produtos disponibilizados, destacando a importância da qualidade e da segurança no dia a dia das pessoas ostomizadas.
Na sequência, a enfermeira da Vigilância em Saúde, Isabel Koch, conduziu uma palestra abordando os cuidados essenciais com as ostomias, a troca correta das bolsas e o uso adequado dos materiais adjuvantes fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Ao final, os participantes receberam um mimo de Natal, ofertado pela LIFE SUL em parceria com a Secretaria de Saúde. Atualmente, o município acompanha cerca de 24 pacientes ostomizados, e o encontro do GAPO ocorre mensalmente, fortalecendo o vínculo, o acolhimento e a qualidade da assistência prestada.
